top of page
  • espacolesix

Como planejar um casamento?

Agora é oficial, você vai casar! A próxima fase é partir para os preparativos do casamento, algo que exige bastante dedicação e pesquisa. Isso não quer dizer, necessariamente, que seja aquela loucura que escutamos falar. Com um bom planejamento, tudo pode correr perfeitamente bem!


Calma, com organização é possível fazer com que seu casamento seja inesquecível e saia conforme o esperado. Para isso, é preciso bastante planejamento, e a dica é: não perca tempo! Profissionais da área e especialistas recomendam que a organização da cerimônia comece, pelo menos, com um ano de antecedência. Seguindo esse prazo, você consegue reservar com maior facilidade o espaço para a festa, o buffet e os fornecedores na data que você quer.


Sendo assim, o primeiro passo para o planejamento é a definição da data do casamento! A partir disso, seguiremos para todas as outras tarefas.


Planejamento financeiro é essencial. Quanto pretendem gastar? Quais serão os gastos extras? Quanto tempo vocês têm para se programar? Como será feito o pagamento? Para ajudar a organizar essas questões, é bom que os noivos combinem uma maneira de economizar e guardar o dinheiro para ser usado no casamento. Uma opção é abrir uma caderneta de poupança ou outro tipo de aplicação em renda fixa com liquidez diária, ou que atenda o prazo estipulado. Planilhas online também são boas pedidas para deixar tudo mais claro e organizado.


Estipule um valor a ser gasto na festa e mantenha-se fiel a este valor! Para isso, leve em consideração também a quantidade de convidados que vocês querem chamar, já pensando nos padrinhos, damas e pajens, e o tipo de festa que pretendem dar: casamento diurno, ao ar livre, salão…

Tenha uma pasta, online ou não, para guardar todas as informações e inspirações que forem surgindo durante esse período!


Pesquise locais para o evento e já avalie a disponibilidade de datas. É importante conferir os prós e contras de cada local e ver se eles atendem as expectativas, não apenas como espaço, mas como serviços em gerais que são oferecidos e boas condições de trabalho para aqueles que serão os funcionários. Faça uma visita ao local e, assim que possível, dê início à degustação de buffet e doces, sem esquecer, claro, das bebidas que serão servidas.


Pesquise as tendências. Por meio delas você pode ter uma série de ideias para seu casamento e, a partir delas, começar a busca pelos detalhes a mais. Busque tendência de convites, de vestido, de buquê, de bolo, decoração, etc.


Peça orçamentos. Um serviço de assessoria será muito útil para seu planejamento, ajudando com os orçamentos, contratação de serviços de confiança, ideias e opções de empresas, fornecedores e cerimonialistas e com detalhes importantes que muitas vezes podem passar despercebidos. E tudo dentro do valor disponível que o casal estipulou para investir. Já deixe pré-definida também a sua paleta de cores, isso vai ajudar a pensar na maquiagem da noiva, no vestido e na decoração.


Falando em vestido, faça sua pesquisa sobre ele, assim como sobre o buquê e acessórios. Feito isso, entre em contato com uma costureira ou loja de vestidos de noiva para começar a produção. E claro, é preciso também definir o aluguel/compra da roupa do noivo!


Após realizados os itens acima, os próximos passos são:

  • Elaboração e confecção dos convites;

  • Encomenda das alianças;

  • Encomenda do buquê;

  • Contratação da banda e fotógrafo para a cerimônia;

  • Definição da lista de presentes;

  • Encomenda dos bem casados e do bolo;

  • Marcar o salão (Espaço Le Six rs*) e o dia da noiva.

E por último mas não menos importante, ao definir qualquer serviço, feche um contrato! Imprevistos podem acontecer ao longo do tempo e você ter tudo resguardado é fundamental. Atente-se a assinar um contrato que seja bem feito para acabar não ficando na mão.


Esse post foi útil pra você?

Que esse passo a passo possa ajudá-los nesse momento tão especial da organização e planejamento do casamento!


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page