top of page
  • espacolesix

5 dicas para um casamento sustentável

Não tem como negar que a sustentabilidade vem ganhando força e visibilidade ao nos permitir colocar em práticas ações que diminuem o impacto ambiental e nos ajudam a colaborar com o mundo onde vivemos. Ela pode também ser implementada em seu casamento, dando um toque ainda mais especial (e por que não, impactante?) à sua festa! Mas o que é um casamento sustentável?


Quais ações devem ser tomadas para que um casamento seja sustentável? Para te auxiliar, separamos aqui 5 dicas que vão desde a confecção dos convites, escolha do traje e fornecedores até a cerimônia em si.


Ter um casamento sustentável não significa, necessariamente, que você deva seguir todas essas dicas ao mesmo tempo. Mas se cada um de nós nos propusermos a mudar algum detalhe de nossa cerimônia, levando em conta os itens aqui listados, a sustentabilidade já passa a ser mais promovida e cuidamos com mais carinho de nosso planeta.


1- Convite de casamento e Lembrancinhas: simples e úteis


Com toda certeza, o avanço da tecnologia contribuiu muito para o convite virtual ser o mais ecológico. Mas, se ainda assim sua opção é algo mais tradicional, podemos trabalhar em cima disso!


Sabemos que a utilização e o descarte contínuo de papel afeta o ambiente, além de sua produção envolver bastante química e energia. Sendo assim, utilize papel reciclado ou papel semente, onde o convidado pode plantar o convite depois. Outra opção é elaborar um convite reaproveitável, de maneira a se tornar um marcador de livro, por exemplo.


Você pode reduzir o tamanho do convite, diminuindo a quantidade de papel gasto, utilizar cartões de instituições sem fins lucrativos para fazer a produção e indicar ao seu convidado, no próprio convite, que faça o descarte de maneira correta, por meio de coleta seletiva.



Já sobre lembrancinhas úteis e funcionais, boas ideias são pacotinhos de sementes e flores ou mudinha de planta, cada vez mais populares nos casamentos. Use sua criatividade para deixá-las com a cara da festa e dentro da paleta de cores, é possível fazer isso de forma ecológica, de maneira a evitar o uso de plástico e papel. São opções delicadas, lúcidas e que duram bastante tempo depois da festa, cumprindo o papel, literalmente, de lembrancinha!



2 - Vestido de noiva: traje elegante e simbólico


Essa escolha é uma das mais esperadas (e por vezes, difíceis) da noiva e isso se intensifica quando o casal opta por um casamento sustentável.


Uma dica preciosa para essas noivinhas especiais é reutilizar trajes antigos, reformando o vestido usado pela sua avó ou pela sua mãe. Além de sustentável, é uma linda forma de homenagem!


O aluguel de vestidos, claro, também é uma boa pedida para o propósito!


Caso opte por produzir um novo vestido, dê preferência a tecidos de fibras naturais, algodão orgânico ou linho e evite usar tecidos à base de poliéster, matéria prima gerada através da extração de petróleo, recurso não renovável e que emite gases poluentes durante sua extração.


Você pode verificar com seu estilista a possibilidade de tingimento natural e reaproveitamento de sobras de tecidos para os trajes das daminhas, por exemplo.


3 - Cerimônia e recepção: ambos aconchegantes


A ideia é buscar por um lugar onde se possa realizar o evento em local aberto, aproveitando ao máximo a luz do dia.


Além da luz natural já colaborar com o clima sustentável e eco-friendly, esse charme e o visual especial colaboram para menos gastos com energia elétrica, com iluminação artificial e com ar condicionado.


Confira com seu fornecedor a possibilidade de utilizarem equipamentos que consumam menos energia, como as luzes de LED.


4 - Fornecedores: quanto mais próximo, melhor


Valorize os fornecedores locais. Além de fortalecer a economia local e colaborar com a logística de transporte, você também reduz as chances de imprevistos que aparecem com a distância, como o transporte de itens essenciais para seu casamento.


Evite ao máximo o uso de descartáveis. A vida útil deles é curtíssima enquanto o tempo de decomposição no meio ambiente é bem grande. Ao invés de usar guardanapos descartáveis, por exemplo, o uso de tecido é muito mais elegante e ecológico. Verifique a possibilidade de não usarem canudos de plástico ou o papel crepom que embala o doce, que também pode ser substituído por tecido ou por papel orgânico, dando um ar mais sofisticado ao seu bem casado, ou ser servido direto na bandeja, em prataria ou em arranjos criativos feitos a partir de peças reutilizadas.


O cardápio também não precisa ser individual, que tal diminuir a quantidade para apenas um cardápio por mesa? Evitar desperdícios faz parte do plano! E falar em desperdício, incluímos também a comida, bebida e decoração. É importante ter um RSVP (Répondez S'il Vous Plaît, expressão francesa que significa "Responda por favor”) ativo para prever a quantidade de convidados corretamente, assim se gera mais economia e menos lixo e desperdício.


Por último, contrate uma equipe de limpeza que priorize a separação de lixo reciclável, orgânicos e inorgânicos de sua festa e priorize um local que faça o descarte da maneira correta.


Foto: São Paulo Fotografia

5 - Decoração: quanto menos, melhor


É super possível reaproveitar materiais usados como caixas de madeira e garrafas e incluir objetos pessoais como quadros, móveis e até mesmo livros, dando um toque mais pessoal e aconchegante ao casamento. Em relação às plantas, procure por flores orgânicas e produtores locais. Uma alternativa ecológica é o uso de vasos plantados, pois assim evitamos o descarte da planta no dia seguinte e podemos dar um outro destino para ela após o fim da festa, como projetos sociais que as levam para festas e asilos.


Ao falar em decoração e sustentabilidade não podemos deixar de falar em criatividade. Coloque-a em jogo para aproveitar ao máximo seus recursos, transformando ou reaproveitando peças e utilizando móveis com madeira de demolição. Já pensou que essa é uma boa oportunidade para aproveitar a técnica DIY (Do It Yourself) e fazer com suas próprias mãos os enfeites e detalhes de decoração?



Foto: Souther-weddings

Com essas dicas será mais fácil entender o conceito e começar a planejar seu casamento sustentável. São dicas simples, e muitas vezes até já esperadas, e que vão te ajudar a ter um momento inesquecível e com menos impacto negativo ao meio ambiente. A sensação de estar fazendo sua parte e dando o exemplo, é impagável.




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page